Samsug Style S51, Style S51 Pen e Style S51 Pro

Desde que a Samsung trouxe sua última linha de notebooks Series 9 para o Brasil, acabei tendo oportunidade de experimentar todos os três modelos por pelo menos 1 mês: Samsung Style S51 (NP900X3T-KW1BR), Style S51 Pro (NP900X5T-XW1BR) e Style S51 Pen (NP930QBE-KW1BR), e vou tentar trazer aqui para vocês uma espécie de review de toda linha Linha Style S51, comentando um pouco da minha experiência com  cada um deles.
 
De modo geral, todos eles apresentam uma construção bastante parecida, trazendo um construído com uma liga metálica capaz de garantir uma superfície mais suave ao toque, além de modelos mais leves, quando comparados aos MacBooks de alumínio. Todos os 3 são também são bem compactos, com bordas mínimas, e extremidades arredondadas, que contribuem bastante para o conforto durante o uso. Em matéria de construção, minha única crítica a essa liga metálica fica por conta da resistência – mesmo com bastante cuidado, meu S51 Pro foi vítima de alguns pequenos amassados em sua tampa. 
 
O teclado iluminado e o touchpad também são basicamente os mesmos em todos eles, e garantem ótimo conforto na digitação, excelente iluminação para uso à noite e o touchpad tem ótima sensibilidade ao toque e aos gestos multitouch. Integrado ao teclado há um leitor biométrico que funciona muito bem, e permite o rápido desbloqueio do Windows.
 
Outras características comuns aos 3 incluem a tela Full HD, processador Core i7 de 8a geração, ampla opção de portas incluindo USB 3.0, HDMI, USB tipo C, slot Micro USB e entrada para fones de ouvido, e a possibilidade de carregar o notebook tanto pelo conector proprietário quanto pela porta USB tipo C.
 
Os diferenciais do Style S51 ficam por conta do peso de apenas 995g aliado à bateria de 75Wh, um conjunto dificilmente encontrado em concorrentes com proposta semelhante, que fazem dele um modelo extremamente portátil e com uma autonomia que com certeza vai dispensar o uso do carregador durante um dia de uso – em meus testes cheguei a conseguir 16hs em uso longe da tomada com ele.
 
Já o Style S51 Pen traz seu diferencial no próprio nome; ele conta com uma caneta bastante semelhante à S Pen, que não usa baterias e permite escrita e desenhos diretamente à tela com suporte a níveis de pressão e rejeição à palma da mão em alguns softwares. É o único dos 3 que tem design 2 em 1 e que a tela não apresenta bordas em alumínio ao seu redor. Do lado negativo, o S51 Pen traz uma bateria mais modesta de “apenas 40Wh” que, em meu uso conseguiu uma autonomia máxima de 8hs de uso, mas normalmente ficando em torno de 6hs. Tanto a tela quanto o peso são exatamente os mesmos do Style S51.
 
Por sua vez, o S51 Pro traz uma tela de 15″ em um corpo de 1.29Kg, mas tem como principal diferencial a placa de vídeo dedicada, uma Geforce MX150. A bateria tem duração bem próxima a do Style S51, tendo chegado a, no máximo, 14hs comigo. Apesar da placa de vídeo presente nesse modelo não ser o sonho de nenhum Gamer, ela foi capaz de lidar bem com os jogos que testei como Shadow of the Tomb Raider.
 
Fico impressionado por não haver, no Brasil, concorrentes diretos à linha Style S51 no Brasil. O LG Gram 14Z980 até consegue fazer frente ao S51, mas o S51 Pen e Pro “reinam” sem ameaças diretas no mercado nacional. Outro ponto que considero interessante comentar é que, apesar de caros, se considerarmos o preço em dólares, a linha Style S51 chegou aqui com um preço muito mais justo que os concorrentes.
 
Enfim, o último ponto – comprar ou aguardar. Estando no mercado há quase 1 ano, é certo que novos concorrentes estão chegando… mas não vejo ameaças até o momento. Até mesmo a Samsung parece ter segurado a mão nos modelos 2019, principalmente colocando bateria de capacidade inferior. Por esse motivo, se um desses modelos for o que você procura e encontrar uma boa oferta nele, melhor não pensar duas vezes.
 
EDIT: somente em 2020, a Samsung atualizou a Series 9 com modelos à altura desses que citei aqui, porém, pelo menos até o momento, eles ainda não estão disponíveis oficialmente no Brasil. Essa nova linha foi lançada em outros países com o nome de Galaxy Book, incluindo os modelos do Galaxy Book Ion, Galaxy Book Flex (que recentemente ganhou uma versão 5G), Galaxy Book Flex α, e Galaxy Book S. Acabei importando um Galaxy Book Ion para meu uso, e vocês podem conferir meu review com algumas impressões sobre o modelo aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.