Notebook Gamer Samsung Odyssey 2

Acho curioso que, no mundo do Windows, é quase impossível achar um notebook com potência, se não for um notebook gamer. O pior disso é que normalmente não vou muito com a cara desses modelos gamer; o visual, as cores deles, normalmente não me agrada mesmo. Foi então que conheci o Odyssey 2, lançado em 2019 pela Samsung em 2 modelos: NP850XBD-XG2BR e NP850XBD-XG1BR.

Eles são basicamente o mesmo modelo, a diferença fica apenas no processador, onde XG1BR utiliza um Core i5-9300H e 8Gb de RAM e o XG2BR um Core i7-9750H e 16Gb de RAM, além disso, o NP850XBD-XG2BR já vem com um slot M.2 ocupado por um SSD de 256Gb. Mas, fora o processador, ambos podem ser igualados com upgrades.

Mas, especificações a parte, o que mais me atraiu para esse modelo em especial foi seu design, a começar pela construção toda em alumínio com acabamento na cor prata, diferente da maioria dos notebooks gamer, que normalmente são pretos. Além disso, o conjunto todo é muito bonito – as arestas retas, a forma de fixação da tela ao corpo do notebook, até mesmo o teclado com iluminação vermelha se destacou nesse conjunto. 

As diferenças entre o NP850XBD-XG1BR e o XG2BR ficam basicamente pelo processador Core i5 vs Core i7, 8Gb vs 16Gb de Ram e pelo XG2BR trazer um SSD M.2 de 256Gb, além do HD de 1Tb que é comum aos dois. A placa gráfica de ambos é uma Geforce GTX1650 de 4GB, e ambos permitem o upgrade de RAM, HD e possuem 2 slots M.2 para expansão.

Exceto pelo peso, que chega a cerca de 2,4Kg, o design de ambos me agradou bastante assim como o acabamento todo em alumínio prata. Suas saídas de calor direcionadas para a traseira e laterais do note tornam o resfriamento mais eficiente, principalmente quando usado em cima do colo, da cama ou do sofá, por exemplo. A tela Full HD tem qualidade apenas razoável.

Ambos se saem muito bom em matéria de performance sendo que, exceto pelo SSD, não notei uma diferença tão grande na performance deles. Para games, tive a oportunidade de rodar Resident Evil 3, Resident Evil 2 e The Shadow of Tomb Raider no Odyssey 2, todos rodaram relativamente bem em Full HD após alguns ajustes, porém presenciei alguns drop frames durante o jogo, mesmo ativando o Beast Mode.

Modelos de Notebook Gamer não costumam ser famosos pela autonomia de bateria, e com o Odyssey 2 isso não é diferente. Seus 54Wh são capazes de aguentar cerca de 5hs de uso básico e até 2hs de jogo (sem abusar). O pior é ter que carregar, além dos seus 2,4k, sua fonte de 120W na mochila, que é bem grande e pesada.

O touchpad e teclado dele são bons, com boa resposta, suporte multitouch, permitindo usar confortavelmente tanto para games quanto para uso corporativo. Apesar do estilo gamer da iluminação vermelha do teclado, ela também é bem eficiente para facilitar a digitação em ambientes mais escuros. Se você é mais detalhista, o único senão fica por conta de um desnível presente na moldura do teclado (que pode ser mais ou menos evidente dependendo da unidade), que faz parecer que algumas teclas estão mais afundadas ou saltadas.

Por fim, o Odyssey 2 atende muito bem no quesito conectividade, com 3 portas USB tipo A, além de 1 USB Tipo C, Saída HDMI, Saída/Entrada padrão para fone/headset, além de Rese RJ45. Em termos de conexão sem fio, ele traz Wi-Fi 802.11 ac e Bluetooth 5.0, ambos tendo funcionado muito bem e com boa estabilidade em meus testes.

1 thought on “Notebook Gamer Samsung Odyssey 2

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.