iPad Pro como substituto de um Notebook

bleony xingando

Muitos dirão sim, é possível, eu direi não pela terceira vez – testei quando o primeiro iPad Pro foi lançado, testei com o 1° iPad de 11″ + Magic Keyboard e iOS 13, e agora com o iOS 14 e, pra mim, o iPadOS continua fazendo com que o iPad seja um complemento financeiramente inviável. Explico, se um iPad Pro fosse capaz de dispensar a necessidade de um notebook, o alto custo dele, de certo modo, seria diluído; agora, desembolsar o valor que custa um iPad Pro hoje, e ainda ter que investir em um note/macbook, é inviável para mim. Olha que possuo um iMac como computador principal, então se o problema do iPad fosse a performance, o uso de softwares pesados, certamente seria mais fácil de contornar, mas o problema está no básico.

Em 2019, com o lançamento do iPadOS 13, a Apple prometeu Desktop-Class Safari for iPad, o que me fez correr para comprar um e… acabar devolvendo. A grosso modo, o que o iPadOS 13 trouxe de novo nesse sentido não foi nada além de trazer marcado por padrão a opção “mostrar versão para desktop” em todos os sites; e, quem já usou isso, sabe que não funciona exatamente como desejado. Devido a outros fatores, como a detecção do tipo de browser utilizado, diversos sites simplesmente “forçam” a exibição de uma versão mobile do site; alguns inclusive exibem uma versão incompleta do site, onde não é possível acessar algumas funções.

Hoje, um ano depois, em 2020, fiz alguns testes aqui e acabei novamente não conseguindo arranjar espaço para o iPad no meu bolso. A seguir, vou aproveitar para citar apenas alguns exemplos de sites que experimentei só para ilustrar melhor a situação.

  • Um dos principais usos que tenho do notebook é para desempenhar meu trabalho de personal shopper, onde faço compras ou auxilio clientes a conseguir o produto desejado pelo menor preço, logo, acesso sites de lojas com certa frequência. Os sites do Extra, Casas Bahia e Ponto Frio exibem uma versão do site praticamente impossível de se navegar, com layout corrompido e não mostrando o campo de busca, por exemplo.
  • Outro grande problema que esbarrei foi no uso do internet banking – a maioria dos bancos não pode ser acessada por completo pelo navegador e não possuem apps compatíveis ou tratam-se apenas de uma versão esticada do app para smartphone. E, como a maioria dos bancos não disponibiliza uma experiência completa pelo app no smrtphone, você vai acabar na mão se precisar acessar o banco pelo navegador e estiver apenas com o iPad Pro.

1 thought on “iPad Pro como substituto de um Notebook

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.