iPad Pro em outubro de 2020 – Compro ou Espero?

bleony na dúvida

Apesar desta decisão ser um tanto difícil, de tal forma que estou com dificuldades para responder até para mim mesmo, vou tentar analisar a situação de mercado do atual modelo do iPad Pro em outubro de 2020, após o anúncio do novo iPad Air e na iminência do lançamento da nova geração do iPad Pro, com aposta de grandes novidades.
 
Se você não acompanhou os últimos lançamentos, pode estar até um pouco mais confuso, mas o anúncio do iPad Air completamente reformulado, com design semelhante ao iPad Pro, suporte ao Magic Keyboard, e novo processador A14 Bionic (o atual iPad Pro ainda usa o processador A12X), você pode optar por ele, pagando menos e sem muitas restrições e talvez até com algumas vantagens.
 
Então vamos aos pontos, se o iPad Air 4, trouxe o desing, a tela, o desempenho e o suporte à Apple Pencil 2 do iPad Pro, o que resta a favor do deste. Sinceramente pelos preços praticados hoje pela Apple Brasil, fica difícil arranjar argumentos a favor do iPad Pro, mas e se eu te falar que eu comprei o iPad Pro 11″ 256Gb Wi-Fi em promoção na Magazine Luiza pelo mesmo preço que o  iPad Air 4 vai ser lançado no Brasil? Aí as coisas complicam um pouco.

A favor do Pro, temos um desempenho que permanece no mesmo nível do novo iPad Air, o FaceID para quem gosta, a tela com uma taxa de atualização maior (120Hz) e a câmera tripla traseira com sensor LiDAR, que, sinceramente, não achei tudo isso nos testes que cheguei a realizar. Já a favor do Air, tem teremos o TouchID também para quem prefere, e o processador mais atual e, segundo o único benchmark divulgado até agora, com um desempenho gráfico um pouco superior ao do iPad Pro.
 
Com o lançamento do iPad Air 4 praticamente canibalizando o mercado do iPad Pro de 11″, mesmo com todas as “apostas”, fica difícil prever o que a Apple planeja para o futuro do iPad Pro. Imho, só há dois caminhos possíveis – ou teremos um upgrade de peso para a próxima geração do iPad Pro, que seja capaz de realmente justificar a divisão entre as duas linhas, ou veremos o iPad Pro de 11 polegadas sendo descontinuado.
 
Sei que até agora mais compliquei do que ajudei a responder a pergunta, mas vamos lá. Depende. Se o iPad Pro atual te atender, provavelmente o iPad Air também atende, então basta colocar as vantagens e desvantagens de cada um deles no papel e ver qual se encaixa melhor no seu perfil. Agora, se você está tentado a esperar pelo novo iPad Pro, saiba que não há nada garantido (nem características, nem data de lançamento) e que, com sua chegada, os preços certamente sofrerão um novo reajuste por aqui (não estando livres os modelos antigos de um novo reajuste).
 
Eu optei por esperar. Nem tanto pelos motivos acima, mas simplesmente porque posso viver muito bem sem um iPad e, como disse aqui, pela minha realidade financeira, ainda acho que um iPad seja investimento demais se vou continuar dependendo de um Note/MacBook para diversas atividades.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.