Home Office – Qual All in One comprar por até 2 mil Reais?

bleony na dúvida

Esse ano, com a adesão compulsória ao home office, as vendas de PCs e notebooks dispararam, alcançando níveis muito acima dos anos anteriores e chagando a provocar uma certa escassez desses produtos no mercado, o que, junto com o aumento do dólar, acabou puxando os preços para cima. Se você aderiu ao home office e ainda está a procura de uma solução mais ergonômica que um notebook e mais compacta que um PC tradicional, deve considerar um computador All in One como alternativa.

Particularmente, sou adepto ao formato por dois motivos principais. Comparado aos computadores tradicionais, eles possuem uma estrutura menos complexa, e acabam sendo mais fáceis de configurar e começar a usar em seguida, além de manterem o ambiente mais organizado. Comparado ao notebook, a tela maior e o fato de ficar preso a mesa o  tornam mais eficaz na tarefa de prender a atenção no trabalho.

Lembrando que, apesar do foco aqui ser home office, a grande maioria das vantagens mencionadas aqui podem valer para home scholling. Quem quer ou está precisando estudar em casa, certamente também vai tirar proveito de diferenciais como tela, concentração e ergonomia, e provavelmente ficará bem atendida por um desses dois modelos que vou apresentar.

Existe uma boa variedade de computadores tudo em um no mercado, com preços variando de um pouco menos de 2 até mais de 7 mil Reais, mas se seu vai ser focado principalmente em internet e pacote office, certamente esses modelos mais econômicos serão capazes de te atender sem desperdício de dinheiro. Hoje vou falar aqui de dois modelos disponíveis aqui no Brasil, um da LG e outro da Positivo – ambos têm configurações bastante parecidas – uma tela Full HD IPS de 21,5″,  4Gb de memória RAM, HD de 500Gb e Windows 10; as diferenças ficam pelo modelo da Positivo vir com mouse e teclado sem fio e possuir uma versão sem HD mas com um SSD de 64Gb, além do processador.

O Positivo C464A-21 ou o C4500A-21 trazem processador Celeron N4000 Dual Core, enquanto que LG 22V280 conta com um Celeron N4100 Quad Core. Embora isso possa parecer um motivo claro para optar pelo LG, devo alertar que pra mim ficou muito difícil sentir essa diferença na prática.

O que mais me agradou no Positivo, por exemplo, foram questões como o design; vir de fábrica com mouse e teclado sem fio que além de serem um pouco mais confortáveis, deixam a mesa mais organizada; mas principalmente pelo modelo C464A-21 que vem com SSD de 64Gb. Apesar da menor capacidade, esse SSD traz um ganho sensível na velocidade do computador, principalmente na hora de ligar e pela fluidez ao abrir aplicativos e arquivos; além disso esse modelo possui uma entrada SATA livre que pode ser facilmente acessada por uma portinha na parte de trás – lá você pode colocar, por exemplo, um HD para utilizar como unidade de armazenamento secundária para guardar fotos, vídeos e outros arquivos que ocupem mais espaço.

bleony na dúvidaAgora um detalhe que pode deixar um pouco de dúvida – apenas um LG desse modelo passou por aqui e sem problemas, porém do positivo chegaram 3 por aqui e 1 deles apresentou defeito. O processo de reparo junto à garantia do fabricante não foi dos mais complicados e correu sem maiores problemas, porém, em época que ficar sem o ele pode custar o emprego, é um detalhe a pensar.

Caso a opção seja pelo LG 22V280 e faça questão garantir os mesmos diferenciais que mencionei para Positivo, isso também não vai ser difícil nem muito caro. Por um pouco mais de 200 reais, você pode trocar o HD por um SSD de 120Gb (mas talvez precise pagar um profissional para fazer a configuração) e mouse e teclado sem fio saem por menos de 100 reais. Além disso, vale lembrar que o LG possui maior facilidade para upgrade de memória RAM, caso venha a precisar, já que tanto a memória quanto o HD ficam acessíveis pela porta na traseira do Computador.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.