Como dar PrintScreen e Gravar vídeo da tela no Mac

Para quem está chagando no MacOS pela primeira vez, as novidades não são poucas. Além de algumas diferenças gerais em matéria na interface e interação, os diferentes caminhos utilizados para acessar algumas funções também contribuem bastante para confundir a cabeça tanto de marinheiros de primeira viagem quanto de pessoas que, como eu, acabam transitando entre Windows e Mac.
 
Uma das primeiras coisas que me causou estranheza no Mac foi a falta da tecla Print Screen, na época estava acostumado com o Windows, onde pressionava essa tecla e depois abria o Paint para colar e salvar a tela capturada – longe de ser simples, mas e agora, como faria sem a bendita tecla. Foi mais fácil do que eu esperava e, certamente, bem mais simples do que o Windows era capaz de proporcionar na época. São duas combinação diferentes de teclas: Comnd + Shift + 3 captura a tela atual e Comnd + Shift + 4 abre uma seleção para você selecionar a parte da tela que deseja capturar – em ambos casos, a captura é salva automaticamente na mesa.
 
Já a captura de tela em vídeo, por exemplo, agora está bem mais fácil; antes era necessário abrir o QuickTime e clicar em Arquivo – Nova Gravação de tela, mas a Apple resolveu simplificar um pouco as coisas, e agora a captura de vídeo pode ser acessada pressionando ao mesmo tempo as teclas Comnd + Shift + 5. Mas, mesmo que você ainda possua um Mac mais antigo, que não recebeu as últimas atualizações, ainda é possível fazer uso desse recurso através do QuickTime.
Semelhante ao que ocorre no Windows, após acessar a barra de gravação, é possível mexer em alguns ajustes, como por exemplo, a possibilidade de gravar o áudio do microfone ou apenas o som do Mac ou selecionar apenas determinada região da tela para gravar.
 
Agora, se você caiu aqui por engano, e na verdade quer saber como acessar essas funções no Windows, pode ficar tranquilo que também preparei um tutorial para isso, e você pode conferir aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.